quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Tecnológicos


Seguidamente abordo, nos textos deste canal, a dependência midiática e tecnológica. Geralmente relaciono tal dependência com as novas tecnologias, tais como o celular, a internet e os smartphones. Contudo, hoje percebi, a partir de uma situação cotidiana, que nossa geração (quem vive em nosso tempo) é dependente da tecnologia muito antes do surgimento dos computadores e dos telefones móveis. 

Durante toda a manhã, até certa hora da tarde, vivenciei a queda da energia elétrica no quarteirão em que resido. Acordei de manhã cedo com o calor do dia, na ausência de ar condicionado e ventilador. Fui até a geladeira e os alimentos estavam derretendo. Enquanto isso, nada de televisão, rádio ou computador. Além do fato do elevador ter ficado fora de serviço.

Para alguém que tem acesso a energia elétrica e à tecnologia desde a infância, passar um momento de black out, traz a reflexão. Pensar o quanto somos dependentes da eletricidade. E como era a vida antes de tal tecnologia. Da mesma forma, imaginamos como será no futuro, uma vez em que cada vez mais dependemos das tecnologias para que as tarefas domésticas e profissionais sejam executadas. Eis uma questão que merece ser revista. Até que ponto a tecnologia nos liberta e facilita a vida? Precisamos levar em consideração que tudo tem um outro lado. E a dependência tecnológica é um deles. De toda forma, somos seres tecnológicos e vivemos em um mundo tecnológico.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário