sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Imaginário


O mundo dos mitos e dos ritos é tão real quanto virtual. O certo é que o imaginário alimenta-se da realidade da mesma forma que a realidade alimenta-se do imaginário. Notamos tal influência no cinema, na publicidade e no agendamento noticioso dos jornais. Sim, a Agenda Setting influencia e é influenciada pelo cotidiano. Mas o que é a Agenda Setting? E de que cotidiano estamos falando?

A Agenda Setting é uma teoria firmada sobre a ideia de que o agendamento das discussões cotidianas é pautada pelos veículos de comunicação de massa. A televisão, o rádio, a internet e os impressos. Neste contexto, percebe-se que as conversas cotidianas circulam em torno do que é noticiado. Da mesma forma em que as pautas são definidas pela notícia. Neste sentido, o cotidiano a que me refiro é o dia-a-dia das pessoas comuns.

Em relação ao cinema e às telenovelas, podemos dizer que as pessoas são diretamente influenciadas pelo que assistem na tela. Identificam-se com as tramas e com os personagens. Da mesma forma, na publicidade busca-se identificar na massa o comportamento e as preferências do consumidor. E traduzi-las na propaganda. Deste modo, os consumidores também criam certa identificação com as campanhas publicitárias e os respetivos produtos, provando mais uma vez que o imaginário é construído a partir do real e vice-versa. E tudo flui como uma sintonia e adaptação ancoradas na transformação do mundo, da realidade e dos próprios seres humanos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário