terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Entre a ficção e a realidade


Estive, nesta terça, assistindo no cinema o segundo filme da trilogia 'O Hobit', e conclui que o cinema ficcional do terceiro milênio é uma reinvenção das lendas e mitos de povos ancestrais. Da mesma forma que os heróis Marvel, filmes como Matrix, Star Wars, Senhor dos Anéis, Avatar, Perci Jackson e John Carter, apesar de fugirem da realidade literal, são tão realistas quanto fantasiosos.

O mundo descrito nos filmes pós-modernos, assim como os respectivos personagens, é uma recriação do homem misturado aos mitos e lendas. Mais do que meras fábulas, estas estórias são, de fato, uma recriação da realidade. O conhecimento, a filosofia e a sabedoria compartilhada neste tipo de filme pode ser adaptada ao real, uma vez que é uma releitura fantasiosa do mundo o qual vivemos. Super poderes, dons e habilidades, podem ser interpretadas como virtudes existentes em nosso plano. É questão de interpretar os códigos subliminares.

Os guerreiros, reis, bruxos, heróis, monstros e magos, carregam em si a magia mitológica do indivíduo nesta nova era. Poder enxergar, algo proveitoso à realidade, na fantasia, é um dom perceptível naqueles que acompanham este tipo de trama cinematográfica; Ao contrário dos quais preferem os clássicos documentários. O fato é que o cinema deixa a desejar quando tenta ser verossímil e fidedigno ao real. Enquanto isso, transborda realidade quando abusa da fantasia. E frente aos bons olhos e ouvidos, tudo pode ser aproveitado e incorporado na recriação do ser.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário