segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inclusão Digital


Como sabemos, estamos inseridos no mundo da tecnologia. Desde o advento da energia elétrica surgem novos equipamentos a cada dia. Num contexto de desenvolvimento tecnológico, e da convergência midiática, os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais compactos, completos e acessíveis. Contudo, neste ambiente nem todos têm acesso ao conhecimento que introduz os cidadãos neste novo mundo.

Em vista dos avanços tecnológicos, surge também a carência de avanços em inclusão social. O uso de múltiplos equipamentos já faz parte de nosso dia-a-dia. O celular é campeão de vendas absoluto há um bom tempo. Cada vez menores e com mais recursos. Vão além de simples aparelhos telefônicos. Incluem funcionalidades como player de música, vídeo, tv, rádio, câmera fotográfica, Gps, gravador de voz, filmadora, games e navegação na internet. E muito mais.

Já os computadores, apesar de não estarem na maioria dos lares, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Outros consoles também multiplicam suas presenças em nossas casas. No entanto ainda há muita gente de fora deste panorama de desenvolvimento tecnológico.

Neste sentido surgem inúmeros cursos que tentam sanar o problema da marginalização digital. Promovendo, de certa forma, através de treinamentos sobre softwares e hardwares, a inclusão tecnológica da população.

Faz-se necessária a multiplicação destes espaços e serviços de inclusão. O conhecimento aplicado à tecnologia transforma e amplia a área de atuação profissional. Desenvolve o usuário no sentido da comunicação e linguagem. Além de servir para o estudo, o lazer e outras funcionalidades. Assim sendo, precisamos oportunizar o avanço deste progresso tecnológico. Abrindo portas para aqueles que querem aprender e para os que podem ensinar. A multiplicação do conhecimento e a transmissão de informações entre usuários é o único caminho para que a inclusão digital se torne realidade.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário