terça-feira, 22 de maio de 2012

Voto consciente


Como todos sabemos, 2012 é um ano eleitoral no Brasil. Este ano haverá eleições para prefeitos e vereadores em todo o território nacional. Neste sentido os candidatos e seus respectivos partidos já se movimentam para formar alianças e traçar planos de governo. De outro lado, há um grande número de eleitores, conscientes de seu papel na democracia representativa, que desde já buscam informar-se a respeito das administrações atuais, assim como sobre o currículo de algumas personalidades. 

Toda esta movimentação é natural em um ano eleitoral. Alguns nomes emergem e outros são derrubados. Enterrados. Esquecidos. Mas tudo levando em consideração o histórico de cada indivíduo e sigla. Assim sendo os eleitores precisam ter em mente a sua responsabilidade. A escolha do eleitorado prevalecerá no poder por mais quatro anos. Ou seja, muito do que é feito pelos representantes do povo também é de responsabilidade do próprio povo.

A dica é buscar informação sobre os possíveis candidatos. Mas principalmente sobre os partidos a que pertencem. Pois mesmo que façamos nossas escolhas baseadas no caráter da 'pessoa', precisamos levar em consideração que os candidatos defendem, em primeiro lugar, os interesses de seus partidos, para depois sim defender os interesses do povo.

Também precisamos levar em consideração que é mais fácil governar quando o poder executivo tem maior bancada no poder legislativo. Ou seja, havendo mais vereadores do partido do prefeito e seus aliados, se torna mais fácil de aprovar as leis. De outro lado há quem diga que tendo uma maioria da oposição no legislativo, o governo se torna mais equilibrado.

Sendo esta ou aquela situação. A democracia majoritária deve partir do povo. Sistemas de Accountability conhecidos por aqui como Transparência Pública, colocam os cidadãos a par dos gastos do governo, podendo saber onde o dinheiro está sendo investido. De outro lado, mecanismos como o Orçamento Participativo possibilitam ao povo uma forma de democracia direta. Sem intermediários e representação nas decisões.

Dentre tantas possibilidades precisamos estar cientes de que tudo começa com o voto na urna. Um dos problemas por aqui é a obrigatoriedade do voto, o que faz com que muitos eleitores votem sem ter consciência. Diferentemente dos Estados Unidos, onde o voto é facultativo. O que faz, no Brasil, que muitos votem de forma contrariada e sem o desejo. Mesmo assim o resultado dos votos influi na vida destes e outros. Portanto o eleitor precisa saber que o futuro está em suas mãos. Informar-se. Pesquisar. E votar consciente. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário