terça-feira, 29 de maio de 2012

A prática de exercícios físicos

Nos últimos meses tenho procurado maiores informações sobre treinamento físico. Durante muitos anos pratiquei musculação como uma forma de aliviar o stress e fazer a terapia mental e psicológica. Depois de algum tempo percebi que deveria encarar o treino mais a sério. Busquei então me informar sobre o assunto.

Primeiramente preciso dizer aqui que sou apenas um jornalista blogueiro independente, e não um personal trainer especialista em educação física. Sei que o certo seria fazer uma entrevista com um profissional da área. Um ping-pong, com perguntas e respostas. Mas quebrando as regras, e fugindo da técnica que muito limita a expressão de comunicadores e outros profissionais, repassarei algumas dicas que tenho garimpado em artigos e conversas com instrutores de academia.

Para início de conversa, como diz o ditado... A primeira dica é alimentar-se bem durante o dia e fazer alongamento antes e depois do treino. Para aqueles que buscam a queima de calorias e o emagrecimento saudável, recomenda-se investir mais nas atividades aeróbicas como corrida, caminhada, bike e a fins. Como lutas marciais, natação e jogos com bola. 

Para os que preferem suar na academia, há diferentes técnicas a serem consideradas. Para a hipertrofia (aumento de massa muscular) recomenda-se aumentar o peso e diminuir as repetições nos exercícios. Folgar entre 24 a 48 horas entre cada dia de treino do mesmo músculo. Por exemplo: Se treinou bíceps e costas hoje, malhar pernas e ombro, ou tríceps e peitoral no dia seguinte. Dizem os especialistas que os músculos tendem a crescer no dia de intervalo de treino. É quando as fibras alongadas são reconstituídas. 

Já a corrida na esteira pode ser feita todos os dias. Assim como os abdominais. Contudo recomenda-se deixar de corridas, longas caminhadas ou exercícios que exigem mais das pernas no dia seguinte ao dia do treino de pernas. Isso tudo nos treinos para desenvolvimento muscular. Agora, se o seu objetivo é condicionamento físico, será preciso reduzir o peso, aumentar o número de repetições e diminuir o intervalo entre as séries dos exercícios anaeróbicos (levantamento de pesos), conciliando com treino aeróbico. Neste caso pode-se treinar todos os músculos todos os dias. Ao contrário do treino que visa a hipertrofia. 

A princípio são estas as dicas que disponho neste momento. Contudo, se você (leitor) é especialista na área, serei grato com a sua contribuição sobre as colocações acima. A proposta principal de internet é a participação, interação e abertura de debates. Acredito que os atletas serão gratos pela sua explanação, dica ou correção de algum erro de minha parte. No mais, aguardo o seu comentário.

J.P.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário