quarta-feira, 10 de julho de 2013

Trabalhando o Céu e a Terra


Quando falamos em trabalho, a grande maioria das pessoas pensa em profissões remuneradas, onde desempenhamos atividades profissionais com finalidades de sobrevivência, sustento, independência financeira, construção de patrimônio e acúmulo de riquezas. Porém, há um trabalho maior que está além destes e outros fins e meios.

De algum modo, os tipos de trabalhos extrapolam os tipos remunerados. Há os trabalhos voluntários, sociais, de necessidade pessoal (pra si mesmo), por amor e pela dignidade e reconhecimento de se legitimar e ser respeitado como trabalhador. Mas convenhamos; Todos nós, trabalhadores, queremos e merecemos receber pelas atividades que desempenhamos.

Assim sendo... O escritor escreve; O poeta recita; O atleta pratica esportes; O músico compõem, canta e toca; O cozinheiro cozinha; A faxineira limpa, lava e passa; O professor ensina; O pesquisador pesquisa; O construtor constrói; O curandeiro cura; O webmaster trabalha com blogs e sites; O pajé, com ervas; O padre, com santos; E o médium, com espíritos. 

Nem todos recebem em dinheiro. Apesar deste ser o desejo e a meta da grande maioria dos trabalhadores. Muitas vezes por necessidade. Até porque precisamos de recursos pra comer, vestir, se transportar, habitar, acessar a internet, manter uma linha de telefone ou celular. Entre tantas outras coisas.

De alguma forma, há um trabalho maior que acompanha os homens conscientes. O trabalho da alma. Trabalho este que envolve as relações dos homem com o céu e a Terra. Aquilo que nos torna quem realmente somos. Aquilo que nos faz entender o verdadeiro sentido da existência.

Deste modo, mestres e magos, filhos de Deus que se tornam pais de si mesmos,  e cada um de nós, trabalhamos em cada espaço circulado e nas atividades que desenvolvemos no dia-a-dia. Ir à academia, fazer compras, conversar pelo telefone, aconselhar quem precisa ouvir um conselho, caminhar pelas ruas sintonizado com o ar e a luz solar, sentido a natureza em plenitude e emanando bons fluidos e pensamento positivo. 

Quando conscientes, encontramos o trabalho em cada atividade desempenhada. Agindo de forma influente no contexto social, dentro de nossas possibilidades. Cada palavra, cada frase, cada sorriso e cada verso. Tudo influencia na transformação da sociedade e dos homens. Pois de algum modo, tudo é trabalho.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário