domingo, 4 de novembro de 2012

Criatividade por escrito


Muitas vezes recorro ao estudo e à leitura para captar alguma ideia que possa ser desenvolvida em um texto. Há momentos em que a criatividade surge de maneira natural. Em outros a criação precisa ser garimpada no íntimo da experiência pessoal e do conhecimento. Contudo, nem sempre tenho tempo para ficar horas do dia lendo, conversando via mensagem de texto ou assistindo filmes e telejornais para que as ideias floresçam em pensamento. Mas uma coisa é certa; Só há criação com transpiração. 

Muitas vezes a inspiração é natural, mesmo quando é uma ideia sem nexo. seja pra escrever uma poesia, um artigo ou contar uma fábula. São momentos em que a criação flui de maneira automática. No âmbito literário, em alguns casos, as palavras surgem uma a uma, como frutos de uma magia inexplicável. A alquimia da criação. Na grande maioria das vezes isto acontece quando se assiste um programa de televisão interessante, quando se aprende algum conhecimento novo oriundo do estudo ou simplesmente quando se desenvolve um assunto a partir de uma conversa. Seja ela face a face ou virtual.  

A criatividade é algo difícil de entender. Não me considero um cara criativo. Mas tento ser, apesar de reconhecer que falo com frequência de temas específicos e bato constantemente na mesma tecla sempre que preciso. Por vezes a criatividade é racional, pesada e medida; Enquanto em outros momentos é inconsequente. Pode ser fruto do conhecimento adquirido ou da loucura instintiva que vive dentro de cada um. Independente de sua origem, a criatividade é responsável pela composição do novo.

Mas nada surge do nada. Muitas vezes a criação na realidade é uma recriação. O novo surge daquilo que o antecede. As ideias surgem de reflexões. Os novos conhecimentos surgem dos conhecimentos ancestrais. Falo em ancestral no sentido de precedente. Aquele que existe, ou existiu, desde antes. 

De outro modo, a criatividade transforma o conhecimento e a cultura. Quando mais conhecimento adquirirmos, mais conhecimento criamos e mais se expande o território delimitado pelas fronteiras do saber. Quando alcançamos o entendimento sobre algo, o registramos e compartilhamos em forma de informação, temos o conhecimento compartilhado. Como uma mercadoria a ser pota na vitrine. 

Criar implica partir da matéria bruta para a manufatura. Partir de algo anterior para algo posterior. Expandindo as fronteiras precedentes. Ampliando o território do conhecimento. Somando novos tópicos e observações. Multiplicando o alcance. Mesmo a partir de todas estas considerações o impulso criativo vai além do entendimento explicável. É pura magia. É algo sobrenatural ao alcance de pessoas comuns. ao mesmo tempo em que se apresenta  como se fosse uma dádiva recebida do espaço por pessoas  seletas e especiais. Mas também é matemática e construída com arquitetura, estudo e ciência. Muitas vezes é consciente; Em outros casos é fruto do subconsciente ou até mesmo  do inconsciente.

O mais interessante é que a criatividade pode ser tanto involuntária quanto oriunda do planejamento matemático, racional e reflexivo. De qualquer modo, mesmo que dependa um tanto da inspiração, só há criação quando há transpiração. Mesmo quando alguém tem uma ideia genial, esta ideia só se torna uma criação se é desenvolvida e posta em prática. Criação também requer muito trabalho duro. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário