quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Salvemos a Cibercultura


Estava navegando na internet e percebi que assim como surgem novos sites, blogs, canais de vídeos, redes sociais e outros espaços de circulação de bens simbólicos, também saem de circulação espaços e conteúdos desta natureza. Sinto que a cibercultura está desprotegida. E algo precisa ser feito no sentido da preservação do conteúdo publicado na web. 

Há um tempo atrás publiquei uma postagem sobre o fim do serviço gratuito HPG. O HPG era um site do IG em que os usuários podiam criar páginas de internet gratuitamente. Quando o serviço foi desativado, saíram do ar milhares de páginas e seus respectivos conteúdos.  Textos, vídeos, áudio e imagens de todo tipo.

Observamos hoje que os sites de relacionamento são substituídos de tempos em tempos. O Facebook ganhou milhões de usuários do Orkut e do My Space nos últimos anos. E apesar de ser a bola da vez entre as mídias sociais, como todos as outras redes de relacionamento, tem vida útil delimitada. A menos que algo seja feito no sentido de transformá-la em conteúdo  eterno e imortal. 

A cada dia surgem novos serviços, novas plataformas e novos canais de interação. As tecnologias se superam a cada momento. Os grandes portais se reciclam e recriam para continuar vivos. Porém alguns deles são substituídos pelas novas tecnologias. 

Apesar de ter diminuído consideravelmente o número de usuários do Orkut, precisamos levar em consideração que há muito conteúdo exclusivo e inédito nos perfis de usuários e comunidades. Desde fotos, textos e fragmentos de conversação. Podemos dizer que tudo isso faz parte do conteúdo do ciberespaço como cibercultura. E consequentemente da história pós-moderna.

Assim como no cinema e na literatura, em que os clássicos do passado são guardados em museus; Os sites do ciberespaço precisam ser protegidos da exclusão. Guardar um perfil do Orkut, com fotos únicas, textos de época e diálogos singulares é como ter, em uma biblioteca, um exemplar impresso de um jornal dos anos cinquenta.

Cibercultura é arte. E arte é história. Há uma necessidade imediata de proteger o conteúdo virtual. As conversas que hoje temos no Twitter. As fotos do Flikr e Facebook, os vídeos do Youtube, os blogs do Wordpress e Blogspot; Enfim, todo o conteúdo da internet faz parte da cibercultura. E consequentemente da história de nossa era. Salvemos a cibercultura.

J.P.D. 

Um comentário:

  1. Só pra ter uma ideia, a grande maioria das imagens fotografadas por internautas brasileiros entre 2004 e 2008 está no Orkut; E não no Facebook ou Flikr... Acredite, isto é a nossa história.

    ResponderExcluir