quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novos Descobrimentos


No séc XV e XVI, navegadores portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses conquistaram os mares e boa parte dos continentes. A era dos descobrimentos como ficou conhecida. Em que a África e as Américas, assim como o Indico e a Oceania foram conquistados e colonizados. Foi-lhes imposta uma nova língua, novos costumes e outra cultura. Séculos depois, navegamos em novos mares. E participamos de uma nova colonização.   

Ao ler este primeiro parágrafo, acredito que você tenha pensado que irei falar do imperialismo norte-americano. Da expansão da língua inglesa, do rock´n rol, do cinema de Hollywood, do fast food e da globalização da cultura ocidental. Apesar de todas estas informações serem reais. Prefiro fugir do óbvio e olhar por outro ângulo, porém, considerando aquelas e outras visões do tema. 

De fato a democracia está avançando. A queda das ditaduras e regimes fundamentalistas é uma realidade. O avanço do modo de produção capitalista sobre as superadas experiências do socialismo e comunismo também é real. A globalização da cultura também é outra verdade absoluta. Música, literatura, arte, cinema, tecnologia, educação, ciência. Enfim, o particular tem se tornado universal. E o local ganha status de global. 

Bom, até aí tudo bem. Você já deve estar acostumado a ouvir falar destes temas com esta entonação. Onde está então o outro ângulo que prometi? Esta bem aqui. Em perceber que todo este processo esta acontecendo a partir destas postagens, dos compartilhamentos nas mídias sociais, das mensagens enviadas através de nossos celulares, da participação de cada internauta que compartilha, exporta e importa constantemente novas ideias e opiniões sobre assuntos novos e antigos.                 

A virtualização do espaço tem possibilitado a minimização do fator espaço-tempo. Estando aqui, estamos ali e estamos lá. E o lá pode ser em qualquer lugar. Começando pro onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. A internet tornou o ser humano onipresente. Estamos todos conectados. E não há mais como desconectar. Resta-nos agora remar na mesma direção.

O ciberespaço é o novo mar sendo desbravado. Um território a ser conquistado. Um espaço de circulação de tudo o que consumimos, pensamos, sentimos e compartilhamos. Informação, conhecimento e cultura. Uma mesa de debates. Uma sessão aberta a quem quiser participar. Com direito igual a voto e opinião.  

Ainda sabemos muito pouco sobre esta interação sem precedentes. A construção colaborativa do conhecimento coletivo. Mas uma coisa temos certeza. Estamos inaugurando uma nova era. Um era de interação virtual. Construção coletiva. Relações mais superficializadas. Exposição das intimidades. Consumo das experiências compartilhadas. E interação total. Só não sabemos até que ponto tudo isso é bom. 

J.P.D.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário