segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Oportunidades, escolhas e consequências


Seguidamente passamos, no caminho, por momentos que nos fazem refletir sobre o verdadeiro sentido de nossas buscas. Reformulamos nosso plano de ações. Engavetamos alguns projetos para focar a meta naquilo que nos move. E como sempre, precisamos fazer escolhas. Em cada situação percebemos o quanto é importante ter aliados na jornada. 

A luta pela realização dos objetivos nem sempre é tranquila. Há situações em que somos chamados a dobrar esforços naquilo que realmente queremos. Contudo há decisões que cabem a outras pessoas. No mundo em que vivemos, dependemos uns dos outros. 

Nestas e outras situações, precisamos doar um pouco de nós para receber um pouco dos outros. Fazer alianças e acordos para que ambos possamos crescer em cada experiência. Num contexto de mutualismo e protocooperação. 

A sociedade e as pessoas são como o universo. Retribuem aquilo que oferecemos a elas. E exigem retribuição de nossa parte. Quando temos uma oportunidade de estudar ou trabalhar em uma instituição, por exemplo, precisamos ter a noção de que a oportunidade vai muito além da obtenção de um grau ou do recebimento de um salário. Mas sim o testemunho que receberemos a partir da impressão que deixarmos.

Apesar da grande maioria das pessoas terem esta consciência, há casos e momentos em que deixam de observar este efeito 'ação e reação'. Isto acontece naqueles seletos momentos que chamamos a fase da 'rebeldia sem causa'

Quando atingimos a maturidade. E consequentemente a consciência, começamos a entender a colheita sobre aquilo que plantamos. Porém, tanto as boas impressões quanto as más impressões podem ser revertidas. Tudo se traduz no reflexo da mudança de comportamento. Assim como é possível recuperar uma imagem prejudicada pelos erros do passado. Também é possível destruir uma reputação a partir de uma simples escolha ou decisão. De algum modo precisamos nos dar uma nova oportunidade a cada dia, para mostrarmos a dimensão de nossa capacidade de transmutação, evolução e competência.

Neste sentido precisamos estar alertas e atentos desde sempre. Construir a boa imagem é mais tranquilo do que reverter uma imagem prejudicada por algum episódio isolado. De qualquer modo somos nós que construímos nossa reputação. E precisamos estar preparados para saber o que fazer em cada oportunidade. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário