terça-feira, 27 de novembro de 2012

Rede Social Inteligente


Os internautas brasileiros são conhecidos como os internautas que mais utilizam mídias sociais no mundo. Dominaram o Orkut durante anos, invadiram o Facebook, Windows Live, Twitter, YouTube, Flickr, Linkedin, Badoo e muitas outras redes sociais virtuais. Porém, apesar de alguns projetos isolados, ainda sentimos falta de uma super rede social virtual criada por brasileiros. Uma rede inteligente.

Apesar da criação do Facebook ter tido participação de um brasileiro, e haverem outros brasileiros trabalhando com aplicativos para mídias sociais como o Instagram, nós, internautas brasileiros queremos mais. E pelo fato de sermos hard users das mídias de interação online somos capazes de desenvolver algo que supere as expectativas.

Há alguns anos, fiz um projeto para uma seleção de mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e neste projeto coloquei a necessidade de termos uma rede inteligente. Com conexões inteligentes. Indo além da simples interação. Colocando em conexão bancos de dados de órgãos importantes como bancos, crédito, convênios médicos, sistemas de identificação, Detran, Polícias, TRE, CPF, CNPJ, RG, CNT e outros documentos e órgãos.

O projeto do "Sistema integrado de identificação e informação', como eu chamava,  ficou de fora na época, pois não se enquadrava no formato de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa que pudesse originar uma dissertação, mas sim em um plano de ação e execução de uma ideia. Apesar de meu projeto não ter sido executado, guardei-o na gaveta e até então tenho pensado e repensado nele, e na vantagem de criar uma rede social inteligente. Lembro que na configuração do projeto partia da criação do documento único que estava sendo lançado naquele momento. Imaginei as vantagens de interligar os sistemas de identificação com bancos de dados virtuais, e os recursos que encontramos hoje em dia nas redes tradicionais. 

A ideia matriz formatava a possibilidade de acessar estes dados a partir de marcas pessoais que poderiam ser desde as impressões digitais da pessoa, o DNA, o mapa da Iris ocular, um código de barras tatuado na pele, um chip implantado ou até mesmo o número do passaporte, CPF ou RG. A partir deste acesso órgãos importantes como as polícias civil, federal, rodoviária e militar, além de instituições e setores públicos como hospitais, universidades, previdência e mais. Algumas destas informações só poderiam ser acessadas por órgãos específicos. A partir da impressão digital, por exemplo, um hospital poderia ter todas as informações de um paciente acidentado. Nome, endereço, idade, antecedentes criminais, convênios médicos, em quais bancos têm contas, quando tomou as últimas vacinas, se sofre de enfermidade, se tem alguma alergia, se já teve internação hospitalar anterior, etc

Todo este conjunto de informações interconectadas formaria o que chamamos de sistema integrado de informação e bancos de dados. Todas as informações dispostas em uma plataforma no estilo de mídia social. Com informações com acesso restrito, informações com possibilidade de serem ocultadas pelo próprio internauta e informações visíveis a outros usuários. No projeto original e nos apêndices adicionais que formatei após a seleção, existem dezenas de ideias adicionais partindo desta ideia base. Venho estudando e reformatando este projeto há sete anos. 

Mesmo após quatro anos do dia em que entreguei o projeto parcial, ainda não vi nada semelhante sendo feito no mundo. Como internauta e brasileiro assumo ser um tanto sonhador e ambicioso. Mas também consigo ser realista. Este é um projeto viável dentro do desenvolvimento tecnológico que vivemos. Porém 'um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só'. Precisamos jogar juntos. E neste sentido sigo disponível e em busca da oportunidade ideal, na hora apropriada e no lugar certo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário