segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Entre o Caos e o Desenvolvimento


Neste domingo estava olhando o Fantástico e vi a reportagem sobre o drama dos trabalhadores desempregados na Espanha. Me identifiquei em parte com a situação dos espanhóis e imigrantes que vivem naquele país. E fico um tanto alarmado com a situação. 

Segundo a matéria, um quarto dos trabalhadores naquele país estão desempregados. Muitos deles são despachados de suas próprias casas e deixados na rua por não terem trabalho para adquirir o que necessitam para o seu sustento. Esta situação é muito crítica. Abrange também outros países da Europa e do mundo. E como tudo que é local hoje em dia, tende a se tornar global.

Na primeira metade do século vinte, trabalhadores protestaram contra a substituição de mão de obra pelas máquinas. Hoje em dia a tecnologia segue roubando empregos dos trabalhadores. Como trabalhador em busca de oportunidades, sei muito bem do que se trata.

Tenho percorrido as ruas da cidade atrás de trabalho remunerado, clientes para os meus serviços e vagas com vínculo empregatício. Na área em que trabalho poucas empresas oferecem treinamento. Em serviços específicos como edição de vídeo e imagem, por exemplo, é ainda mais difícil. Pois boa parte das empresas trabalha com softwares específicos.

Mas há exceções. As empresas de telemarketing, por exemplo, costumam contratar pessoas com pouca ou nenhuma experiência, e oferecer-lhes treinamento. Porém muitas delas oferecem salários abaixo do mínimo, por se tratar de vagas de turno parcial. Trabalhei neste ramo e sei como estes trabalhadores sofrem. Há alguns meses, no auge da necessidade, recorri a algumas seleções neste tipo de empresa e recebi mais de uma vez a mesma notícia, que confesso não ter entendido até hoje. As empresas em questão haviam deixado de me contratar pelo fato de eu ser formado e ter pós-graduação. Segundo o RH das empresas eu deveria buscar algo na área. 

De outro modo, quando busco vagas em comunicação noto a exigência de requisitos como ter trabalhado mais de dois anos na função, dominar softwares específicos os quais a empresa não fornece treinamento, conhecer alguém que trabalha na empresa, ter indicação, etc. Enfim, se torna cada vez mais difícil conseguir um espaço no mercado de trabalho. 

O caso da Espanha não é muito diferente da tendência dos próximos anos para o resto do mundo. Só vejo uma solução para acabar com o desemprego, com o aumento do número de pessoas morando nas ruas, com a violência e os protestos causados por estes problemas. Reduzir a jornada de trabalho mantendo os salários, os benefícios e a remuneração base, além de oferecer treinamento e qualificação nas empresas. Principalmente em Tecnologia.  Isto se quisermos evitar o caos generalizado e gerar o desenvolvimento sustentável.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário