terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da consciência negra


Hoje celebramos 'O dia da consciência negra no Brasil'. Lembramos nesta data o sofrimento dos africanos trazidos como escravos pelos portugueses ao Brasil no tempo da colonização portuguesa. E, sobretudo, celebramos a luta pela liberdade. A data foi inspirada pela história de um dos principais líderes negros naquela época. Zumbi dos palmares.

Assim como os Judeus no Egito, os africanos sofreram, e muito, com a escravidão. Isto ocorreu em quase todo o território americano. Pois, segundo os colonizadores, os índios não tinham tanta disposição ao trabalho quanto os africanos. Tampouco se submetiam à escravidão, preferindo morrer do que servirem como escravos.

A lenda diz que reis, príncipes e guerreiros africanos foram trazidos como escravos ao Brasil pelos portugueses. Trazer estes líderes ao Brasil era a forma de evitar revoltas e mobilizações nas colônias portuguesas na África naqueles tempos.

Com o fim da escravidão ocorreu a miscigenação das etnias. Grande parte dos brasileiros, mesmo os descendente dos imigrantes europeus e asiáticos mais recentes, tem um tanto da influência africana, seja no DNA, em hábitos culturais como a música e a culinária, na religião ou até mesmo na alma. O mesmo ocorre com a cultura indígena e o sangue, dos primeiros habitantes deste continente, derramado nesta terra.

Hoje em dia vivemos ainda vivemos a luta pela liberdade. Não só a liberdade da discriminação racial. Mas de muitos outros tipos de discriminação. Alias, a discriminação racial não deveria ser chamada assim. Pois podemos dizer que há somente uma raça. A raça humana. Ou espécie dos Homo Sapiens Sapiens, se assim preferir. O que existe além disso são etnias ou linhagens. 

De alguma forma esta é uma data para refletirmos sobre a liberdade. E também sobre o preconceito.  Que não é só étnico, mas também social, sexual, etário, cultural e de outros gêneros. 


Precisamos ter em mente que somos mais fortes quando unidos. E que o desenvolvimento depende muito mais do mutualismo e da proto-cooperação do que qualquer tipo de disputa. Que sirva a data para expandir os pensamentos neste sentido.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário