quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Meditar para Concentrar-se


Hoje à tarde recebi alguns exemplares da coletânea de autores que irei autografar na Feira do Livro de Porto Alegre no próximo domingo. Na mesma ocasião recebi uma menção honrosa pelo Concurso Literário Expresso das Letras deste ano. No caminho de volta pra casa, com a medalha no peito, refletia sobre o que faz a conquista se tornar realidade.

É certo que cada pessoa tem um método de preparação. Lembro-me de quando era criança e estudava para as provas do colégio, ouvia a recomendação dos educadores dizendo que os alunos com melhor desempenho são aqueles que estudam,o conteúdo do dia, no dia que é dado em aula. Fazer o dever de casa com antecedência e manter em dia foi o que aprendi desde cedo. Então, na véspera, era só dar aquela revisada. E aproveitar o resto do tempo para se preparar psicologicamente. 

De fato quem estuda um ano inteiro para um vestibular, por exemplo, chega na hora da prova sabendo o que responder. Diferentemente de quem recorre à ‘decoreba’ e deixa pra estudar na última hora. O mesmo acontece com os concursos públicos. Pouco adianta dormir com os livros debaixo do travesseiro. Quem estuda por longos dias, com tempo de reflexão entre cada dia de estudo, consegue desenvolver o assunto quando preciso. Seja por escrito. Face a face ou olho no olho. 

No esporte ocorre algo semelhante. Lutadores de artes marciais treinam meses para uma luta. Pesam-se entre 24 e 48 horas antes do combate. No dia anterior à luta, evitam logos treinamentos. Aproveitam para descansar, se concentrar, dormir bem e se alimentar bem. 

Tudo é válido neste sentido. Só não é recomendado levar mulher na concentração antes de final de copa do mundo. Ou virar a noite na balada e depois ir trabalhar amanhecido no dia seguinte. Isto poderia colocar em risco os momentos decisivos. 

Algumas culturas orientais recomendam a meditação antes dos momentos decisivos. Esvaziar a mente. Descansar o corpo. Isto pode ser decisivo. Corpo e alma descansados trabalham melhor. Tanto nas competições esportivas, quanto nas provas culturais e de conhecimento. 

Cheguei em casa com minha medalha. Mas com a certeza de quem há muito mais a fazer. Muito território a desbravar. Muitas batalhas a lutar. Hoje reservo este momento final do dia pra avaliar a situação. Refletir e meditar para que na hora certa esteja concentrado. E com a tranquilidade de quem vem fazendo o dever de casa há um bom tempo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário