quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Amor Épico



Como todos lembram, passamos a pouco pelo dia dos solteiros. Neste dia conversei com algumas pessoas que diziam estar em busca do seu par ideal. Ou da sua metade. Contudo coloquei algumas situações que são diferencias em um relacionamento. Uma delas é que um relacionamento de sucesso não pode se dar entre duas metades, mas sim precisa se dar entre dois inteiros.

Sei que é difícil, no caso da grande maioria, entender, aceitar e sentir que tudo está em cada um de nós. A menos, que, por opção, deixem algo de fora. Rainhas vivem suas vidas ao lado de reis, e os reconhecem como filhos de outras rainhas. Meninos se entendem melhor com meninas e senhoras com senhores. Guerreiros preferem lutar ao lado de guerreiras. Mães se sentem seguras ao lado de pais.

Tudo está dentro de cada um de nós. É certo que precisamos fazer escolhas. E é natural que façamos o bem a quem nos faz o bem. E que sejamos atraídos pelos semelhantes. No caso das mulheres, há casos em que há uma certa dificuldade em entender que os pais, quando pais, seguem sendo filhos de Deus, mesmo reconhecendo os outros homens como irmãos. Estas são as premissas essenciais que fazem tudo ter sentido.

Uma relação não pode ser baseada no sucesso profissional, no dinheiro, no sexo ou na beleza física. Pois tudo isso é passível de transformação. Se altera e se transforma com o tempo. Uma relação precisa ser baseada no íntimo do ser. A partir do reconhecimento da essência de um pelo outro, jogando juntos, com amor e respeito, se torna possível lutar e alcançar aquilo tudo que buscamos. 

Contudo, uma relação precisa de contato e presença física. Estar junto e prestar apoio um ao outro. Apagar da lembrança os relacionamentos anteriores. Paixões platônicas, bem sucedidas ou não, que se perderam na lua do imaginário. Com a mente consciente e o amor elevado ao espaço, mas com os pés no chão. Assim sendo se torna mais provável ter uma vida feliz a dois.

Mesmo que por traz de toda a perfeição, que possamos notar uns nos outros, precisamos saber que pessoas nem sempre acertam. E que há momentos bons momentos e momentos melhores. Que as prioridades se transformam com o tempo. A identidade se renova e a essência evolui. Neste contexto relação precisa se dar entre dois seres que se assumem como pessoas. Mesmo que por trás da relação estejam envolvidas as divindades protagonistas do universo que formatam nossa identidade e dão sentido a nossa existência. 

Neste sentido uma relação precisa estar apoiada no ser. Mesmo que trabalhemos juntos pelo ter, estar e parecer. Tudo isso pode ser construído. Mas sem amor nada seria. Amar implica jogar junto, ter paciência e respeito mútuo. Desde o primeiro encontro e enquanto dure. E assim sendo tenho certeza que este é um modelo de relação com grandes chances de durar uma vida toda.

J.P.D.

2 comentários:

  1. Uma relação precisa ser um acordo entre duas pessoas, sem o envolvimento de terceiros.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que as duas pessoas tem de ser inteiras, isso já ouvira em outro texto, mas muito interessante tua continuação.
    Acredito, também que só onde há amor se gosta e tem prazer de conviver, o que mantem. Onde não há amor, o dinheiro não vence o obstaculo da essência do relacionamento que é a amizade e o conviver.

    ResponderExcluir