quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Interação virtual no mundo real

A cada dia, nós internautas, nos desenvolvemos no sentido da interação total. Estamos nas redes colocando nossa opinião sobre produtos, marcas e serviços. Discutindo os mais diversos temas. Respondendo perguntas e participando de grupos de interesse. Não nos contentamos em ter uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Queremos mais. E corremos atrás de uma interação que nos torne onipresente.

Com o crescimento da visibilidade virtual, cresce também o interesse dos internautas pela exposição midiática. Mostrar a si aos outros. Seus gostos, preferências e modos de pensar, sentir e agir. A vida privada está, cada vez mais, sendo incorporada na vida pública. A intimidade agora deu lugar a exposição total. Reforçando aquele velho ditado que diz: 'Quem é vivo aparece'.

Neste ambiente virtualizamos nossas aparições. Através de blogs, canais de vídeos, álbuns virtuais de imagens e de outros tipos de redes sociais. Os indivíduos estão cada vez mais interessados em saber sobre a vida de outros indivíduos. Podemos dizer que os diários pessoais saíram das gavetas pra ganhar o mundo. Alguns compartilham problemas comuns, enquanto muitos buscam soluções eficazes. 

Relacionamentos começam a partir de conversas online. Entrevistas de emprego são marcadas em redes como Linkedin, e currículos são enviados através de sites como Infojobs. A agenda de shows do fim de semana, o cardápio do dia nos principais restaurantes, as ofertas dos supermercados, o filme que está passando no cinema... Tudo está nas redes. 

Deste modo, em muitos casos, a saída de casa para resolução de algumas questões cotidianas deixa de ser imprescindível. Muitas empresas já não recebem mais currículos em papel. Pedem que você o envie por e-mail. Conhecer a sua cara metade na rede se torna um processo mais seguro do que encontrar na balada. Nas redes, podemos conversar por meses se necessário, ver fotos, saber onde a pessoa estuda e trabalha, quais são seus gostos musicais e outras preferências.

De um lado a solução ao tempo corrido das grandes cidades. De outro lado o perigo de mecanizar as atividades pessoais. Tornando os internautas, pessoas que vivem sua vida real de forma virtual. Isolados do contato físico por de trás das telas de Lcd. Mas conectados com o mundo inteiro a partir de um simples clique.

Aspectos estes que se traduzem em pontos positivos e negativos. Assim como tudo na vida. A convergência tecnológica tem forjado uma transformação no comportamento dos internautas. Esta é uma fase te transição, que mostra que o virtual veio pra ficar. De qualquer forma, se de um lado precisamos nos inserir neste contexto, de outro precisamos fazer alguma coisa pra salvar as interações face a face e olho no olho. A tecnologia, assim como tudo o resto, também tem dois lados. Estejamos atentos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário