sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Registro de Domínios e criação de Blog-sites


Existem inúmeras maneiras de registrar e direcionar um domínio. No Brasil o serviço oficial mais conhecido, para registro de domínios nacionais, pode ser acessado pelo site  registro.br. Já os domínios internacionais precisam ser registrados por outros órgãos. Contudo não basta ter um registro de domínio, é preciso também hospedar o site em algum servidor ou até mesmo fazer um redirecionamento de 'url'.

Os domínios, ou 'urls', são os endereços eletrônicos dos sites. Endereços que aparecem no navegador logo após 'http://'. apesar da 'url' começar com o 'www', o domínio condiz com o que vem logo após. E geralmente é a porta de entrada das página iniciais dos sites e portais. Ter um domínio também possibilita que também criemos contas de e-mail personalizadas. 

Alguns sites oferecem hospedagem e domínios gratuitos. Como, por exemplo, os sites construídos sobre as plataformas blogspot e wordpress. Mesmo assim, se o usuário preferir, pode registrar um domínio internacional ou nacional como '.com.', '.gov', '.net' 'com.br', etc.

Quando um site é hospedado num servidor gratuito e resolvermos registrar um domínio personalizado profissional, em alguns casos precisamos utilizar o redirecionamento. Por exemplo, no site pazdornelles.blogspot.com podemos utilizar o domínio registrado pazdornelles.com e direcioná-lo a página do blogger onde o site está hospedado.

Em alguns casos, quando o domínio não é adquirido no próprio servidor em que o site está hospedado, precisamos contratar este serviço de direcionamento. Geralmente se contrata junto de outros serviços como contas de e-mail por exemplo. Já nos servidores que oferecem serviços de hospedagem, podemos contratar pelo período de um ano uma 'url'. Se contratarmos do próprio servidor onde o site está hospedado, não há custo de direcionamento. Somente o custo de hospedagem e registro de domínio. Contudo há servidores que oferecem este serviço separadamente.

A cada dia é mais fácil criar e hospedar websites. Este blog é um exemplo de blog-site hospedado e criado sobre a plataforma Blogger do Google. Uma das melhores que existem, principalmente pelo fato do Google listar nos primeiros resultados as páginas hospedadas no próprio Google. 

Assim sendo, se você ainda não tem um website, chegou a hora de criar o seu. Se optar pela plataforma blog, e precisar de uma assessoria, entre em contato conosco. E criaremos seu blog-site com qualidade e rapidez. Também lhe oferecemos um serviço de treinamento em gerenciamento de postagens, layout e demais configurações. Esperamos a sua ligação (51) 8543-3884.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário