segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Transparência Midiática


Com o desenvolvimento tecnológico a cada dia que passa temos uma maior visibilidade na web. A transparência que o ciberespaço proporciona às organizações, e principalmente aos indivíduos, tem transformado a web em uma vitrine de subjetividades. Histórias são vividas e contadas em tempo real.

Blogs, álbuns digitais, canais de vídeos e sites de relacionamento colocam os internautas em contato. Ambiente esse que proporciona uma troca de informações e conhecimentos através da interação. A exposição cresce a medida que cresce o interesse do público em conhecer novas histórias de indivíduos com algo em comum.  

Assim como tem sido com a televisão, os programas de auditório e mais recentemente os reallity shows, acontece também nos sites de redes sociais. Depois do sucesso estrondoso do Orkut no Brasil, percebemos a interação onipresente do Facebook. A mobilidade tem proporcionado e facilitado uma interação dimensionada em quantidade e qualidade.

A convergência coloca as distintas mídias em interação e contato. O que acontece nos telejornais e nos jornais impressos está também no Twitter. Mas o mais relevante de tudo isso é a possibilidade que a web trouxe às pessoa comuns de colocarem-se na vitrine da fama.

Assim sendo cresce também o interesse do internauta em conhecer mais sobre pessoas comuns. Cidadãos que possuem uma história singular, dentro da universalidade dos prosumers. Eis uma nova era onde os internautas saem do anonimato para ganhar a cena. Narradores e personagens de histórias particulares, universais e singulares que são relatadas ao mesmo tempo que acontecem. Eis a era da visibilidade total e da transparência midiática.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário