quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tudo tem o seu lugar


Há quem diga que tudo tem o seu lugar. Apesar de já ter pensado e agido diferente, compartilho desta ideia de organização. Houve um tempo em que, quando as coisas não estavam indo como desejava, resolvia mudar os móveis de lugar pra criar um ambiente de inspiração às novas ideias e estado de espírito.

Apesar de esta não ser uma má ideia, o fato é que nem sempre a mudança ia no sentido de tornar algo melhor do que era antes. A síndrome do erro pode fazer de uma arrumação, um estrago. Contudo, no decorrer da vida aprendemos que tudo tem o seu lugar.

Quando atendemos uma demanda maior de clientes se faz necessário que deleguemos algumas atividades à outros trabalhadores. Ou seja, que terceirizemos as atividades domésticas. Ao invés de cozinhar, vamos ao restaurante. Se não temos tempo pra limpar a casa e lavar as roupas, pela demanda de atividade profissional, acabamos contratando alguém para que faça isso.

O fato curioso desta história é que geralmente somos nós, e somente nós, que sabemos a ordem exata de tudo aquilo que nos cabe e pertence. A medida do tempero na comida e do açúcar no café. O lugar dos livros e dos CDs na prateleira. A hora exata de abrir a janela pro sol e o ar entrar. Como responder àquele e-mail que chegou pela manhã. Criamos nossa formatação própria de organização. Temos nossa agenda e cronograma. 

Neste sentido podemos dizer que as mudanças e as transformações são bem vindas quando planejadas e pensadas sob o ângulo das causas e efeitos. É inteligente tentar consertar o que está errado, mas é sábio manter no mesmo lugar aquilo que está certo. 

Neste contexto, enterra-se um mito. O mito do tudo certo e o mito do erro completo e total. Pois em nossa consciência sabemos que no ambiente em que vivemos coexistem situações onde vigora o correto convivendo com situações opostas, que por sua vez precisam ser sanadas e solucionadas. 

De fato, assim como o bem e o mal está em cada indivíduo, os acertos convivem com os erros em nossa sociedade. Contudo o que está certo precisa permanecer certo, enquanto o que ainda não está cem por cento certo precisa ser reparado. Somente assim transformamos a nós e o mundo em que vivemos em algo melhor..

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário