segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Comunhão Virtual



A cada vez que nos encaminhamos no sentido da inteligência coletiva, da participação interativa, da mundialização da cultura, da globalização do modelo capitalista democrático, nos encaminhamos também no sentido da comunhão universal. Quando temos os mesmos sentimentos e pensamentos é como se estivéssemos uns nos outros. Na verdade estamos comungando no pensar e no sentir.

A televisão fez, e ainda faz, isso há muito tempo. É só lembrar de eventos como o acidente de Airton Sena ou o tetracampeonato mundial naquele mesmo ano. Ou o pentacampeonato da seleção brasileira mais recentemente. A transmissão ao vivo do ataque às torres gêmeas do World Trade Center, o assassinato de John Lennon ou a chegada do Homem à Lua.

Em eventos deste tipo compartilhamos de sentimentos semelhantes, e por vezes iguais. É só imaginar a torcida de um time de futebol em final de campeonato contanto os minutos pro fim do segundo tempo para sagrar-se campeão. A internet, assim como o rádio e a televisão, trabalham neste sentido. Apesar de tudo preservarmos nossa identidade única e pessoal.

Há muito tempo compartilhamos desta comunhão. Em uma roda de amigos conversando sobre o mesmo assunto, em uma sala de cinema ao ver a cena do beijo, ou ao assistir o herói derrotando o vilão na penúltima cena. 

Quando compartilhamos conteúdo nas Mídias Sociais, quando assistimos um vídeo no YouTube, quando ingressamos em uma nova comunidade, sentimos algo que nos faz ter um sentimento de pertencimento àquele momento, grupo ou lugar, a partir de afinidades que nos aproximam e interligam.

Afinidades estas que fazem as pessoas partilharem do mesmo pão e do mesmo vinho. Isso acontece nas famílias, nas escolas, nas igrejas, nos partidos políticos e também nas redes sociais virtuais. Uma relação que coloca tudo em sua devida ordem. A lua circulando a Terra, A Terra circulando o Sol, o Sol viajando no espaço; Mas tudo dentro do mesmo Universo.

A comunhão implica sintonia. Sintonia de objetivos, desejos e buscas. Seja por perguntas ou respostas. Estamos nos encaminhado a um novo tempo em que compartilharemos do mesmo sentimento. Partindo da interação entre conhecimentos tornando-os comuns e interligando linhas de pensamento.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário