sábado, 6 de outubro de 2012

Dia de ir às urnas


Como todos sabemos, este domingo, sete de outubro, é dia de ir às urnas. A votação começa as oito horas da manhã e vai até as dezessete horas. Lembre de levar, além do seu título eleitoral, um documento com foto. Que pode ser a carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de habilitação, passaporte ou carteira nacional do trabalho. 

No Brasil o voto é obrigatório para quem tem entre dezoito e setenta anos. Se você não puder comparecer na sua zona eleitoral para votar, vá a qualquer seção e justifique o voto, portando o título e um documento com foto, no mesmo horário da votação. De outra forma o eleitor terá até sessenta dias para justificar. Se optar pela segunda opção, o eleitor terá que ir até um cartório eleitoral e preencher um formulário. Eleitores que não votam, nem justificam a ausência, ficam impedidos de  obter passaporte,  carteira de identidade, prestar concursos públicos além de sofrerem outras restrições.

Já a Lei seca em 2012 tornou-se facultativa, sendo este ano adotada somente em alguns estados. No Rio Grande do Sul será permitida a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições. Assim como em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Cataria e Bahia. Porém alguns estados irão restringir a comercialização de bebidas alcoólicas, entre as seis horas da manhã até as dezoito horas do dia sete de outubro, como é o caso de Minas Gerais e do Paraná.

Desde a terça-feira dia dois, até a terça-feira dia nove, ninguém pode ser preso no Brasil. Exceto em caso de flagrante, ou em razão de sentença criminal. Estas são algumas das informações que precisamos saber neste fim de semana.

E o mais importante; Lembre:  'Voto consciente é exercício da cidadania'.

J.P.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário