quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mídias, Narrativas e Conhecimento


Com o advento da internet tornou-se mais fácil acessar a informação. O conhecimento globalizado agora está ao acesso de todos. Além do acesso à informação os internautas participam cada vez mais da construção do conhecimento. Neste contexto as narrativas virtuais fazem parte desta construção cultural, legitimação das subjetividades e recriação das identidades de sociedades e indivíduos.

Com a potencialização da transparência midiática e a visibilidade proporcionada pela web, assim como o interesse público pela vida privada dos indivíduos, torna-se cada vez mais presente o interesse dos internautas pelo consumo e exposição de intimidades.

A internet tornou-se um grande reality show. Onde muitos consomem histórias reais e estórias inventadas de muitos outros.  Um grande mercado onde são comercializados novos caminhos, fórmulas de sucesso e estilos de vida. Um grande ‘menu’ onde é possível escolher a opção desejada  e compartilhar itens adicionais.

Cada internauta torna-se autor, narrador e protagonista da própria história. Misturando elementos reais e imaginários. Legitimando uns aos outros, e a si mesmos, de acordo com as ideias que compartilham. Enfim, a internet tornou-se uma grande vitrine onde cada um mostra o que tem de melhor e adquire o que considera mais conveniente.

Em meio a este crescente processo de informatização das sociedades, e participação dos indivíduos no compartilhamento de experiências pessoais, informação e conhecimento, as narrativas individuais  e coletivas dimensionam-se em número e multiplicam alcances. Neste sentido surge também a necessidade de estudos mais aprofundados na busca do entendimento destas novas relações. Entre internautas, mídias e narrativas. Somente através da observação e da pesquisa poderemos ter a certeza, ou pelo menos uma noção, sobre o destino pra onde estamos indo e o que encontraremos lá. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário