segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Estruturalismo


Durante a jornada, cada vez mais sinto que tudo tem o seu lugar. Apesar da ordem muitas vezes ser ignorada pelos homens e transformada em desordem. Tudo bem; O Universo surgiu do caos. Contudo alinhar os astros podem transformar a atmosfera e tornar nosso mundo um lugar melhor pra viver.

Estruturalizar surge com uma alternativa para completar a sintonia. É como comungar. Encaixar as peças no quebra-cabeça. A fórmula química, a lei da física, a religião, a política e a filosofia... Tudo tem o mesmo propósito. Entender, explanar, diagnosticar, tratar, classificar, ordenar, arranjar.

Sim, precisamos de ordem se quisermos progresso. Ordem alfabética. Ordem no tribunal. Ordem dialética e retórica entre o bem e o mal. Mesmo na poesia. Mesmo na alquimia. Colocar tudo no lugar. O preto no branco. Os pingos nos 'is'. O dinheiro no banco. Lado a lado, mestre e aprendiz.

A medalha no peito do soldado. O giz na mão do professor. O livro na mesa do aluno. Enfim, tudo. Ordem e progresso, diz a bandeira. Sinal verde na sinaleira. O calendário na prateleira. Pinguim na geladeira. Luz de cabeceira pra rabiscar um poema. Em linhas tortas que seja.  Por dentro reconheço um bom texto. Enfim, chega de pretexto. Chega de protesto. Ordem é o que  peço. Será que mereço... Diria o poeta.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário