terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os Segredos da Língua


A língua faz parte da identidade de um povo. Na ilustração bíblica da construção da Torre de Babel, a obra teve problemas quando os construtores começaram a falar línguas diferentes. Assim como no episódio da construção da torre que buscava atingir o céu, ocorre também no nosso dia-a-dia. Precisamos falar a mesma língua de nossos interlocutores para que a comunicação ocorra com entendimento mútuo e reciproco.

Mutualismo e reciprocidade são duas palavras para descrever a mesma situação. Pelo menos na sentença acima. Independente da sinonímia dos termos. Mesmo dentro da mesma língua temos, por vezes, inúmeras linguagens. Gírias e dialetos, oriundos da cultura de rua, do folclore ou do tradicionalismo, são criados e recriados diariamente. 

Falar a mesma língua é fundamental para que a decodificação da mensagem se dê de forma limpa e clara. Apesar dos ruídos e interferências naturais impostos pelo meio ou pelo entendimento do receptor. Neste sentido é natural que os indivíduos falem a linguagem utilizada pelos grupos que participam. 

O uso do mesmo vocabulário entre remetentes e destinatários facilita a interpretação da informação. Acarretando, em alguns casos, o uso de clichês, jargões, abreviaturas e sinônimos conhecidos. Isto pode ser averiguado no vocabulário do tradicionalismo gaúcho, nos sotaques encontrados nas diversas regiões brasileiras, nas gírias utilizadas na cultura Hip Hop, nas abreviaturas comumente usadas nas redes sociais virtuais, nas particularidades do inglês americano e  britânico; E em inúmeros outros os quais poderíamos citar. 

As variações da forma como usamos a língua vão além dos gêneros literários ou das figuras de linguagem. A língua das civilizações e sociedades, assim como a linguagem utilizada pelos indivíduos, faz parte da identidade cultural de cada um. Identificar qual a linguagem utilizada em cada grupo e situação, e falar a mesma língua, pode facilitar o entendimento entre os homens. 

Entender o contexto de cada grupo e indivíduo, torna-se um meio de entender com maior facilidade a 'língua' de cada um. Quando entendemos a linguagem, entendemos também a cultura e a mensagem a ser compartilhada no processo comunicacional.

Língua e cultura andam lado a lado. Ao mesmo tempo em que estão imersas uma na outra. Em um contexto em que fazem parte da identidade de cada um. Quanto mais entendermos a linguagem, mais saberemos comunicar de um modo eficiente, eficaz e conciso.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário