quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Passado, Presente e Futuro


Por vezes ouvimos falar que o futuro nada mais é do que uma recriação do passado. De fato, por um lado sim. A recriação das sociedades é o que faz escrever a história. Assim como o grão de areia que entra na ostra e acaba se tornando a mais bela pérola; Os mitos, as identidades e as civilizações também se recriam a cada momento.

Neste contexto o presente é onde o passado se encontra com o futuro. É o tubo de ensaio onde a magia procede. E isto tudo é um processo de reengenharia. Que parte da desconstrução para a reconstrução, incorporando novos elementos, lapidando e esculpindo o velho para chegar ao novo.

Neste sentido recriamos nossa realidade a partir dos elementos que temos a nossa disposição. Experiências de vida, conhecimentos, lembranças e desejos. Um processo criativo em que em alguns casos, o tudo procede do nada e se legitima 'tudo' quando deixa de deixar algo de fora. Mas quando achamos que obtemos o 'tudo' surge algo mais a ser conquistado. Uma criação para cada necessidade. Assim transformamos a matéria que temos em mãos. De algum modo a reengenharia é inclusiva. A cada momento é incorporada uma nova funcionalidade... Do mp3, ao mp4, ao mp5, ao mp9, ao mp12 e assim sucessivamente.

Mudando um pouco a direção do texto, mas seguindo a linha de raciocínio, podemos dizer que deixar algo de fora poderia ser arriscado. Se este algo tiver a consciência do que é estar dentro, as posições poderiam se inverter entre o que é dispensável e o que é insubstituível. Principalmente quando este algo tiver alguma característica que o torna único.

Da mesma forma ocorre na parábola bíblica da ovelha perdida; O pastor assume o papel de construtor, enquanto a ovelha que estava de fora do rebanho tornou-se a pedra angular. Trazê-la de volta ao rebanho era como encaixar a última peça do quebra-cabeça.

A reengenharia também trabalha neste sentido. Desmonta-se uma tecnologia e ela é recriada, incorporando novas funções, características e particularidades. Novos poderes. Assim é com o passado, o presente e o futuro. Assim é com a criação e recriação dos mitos. Como nasceu a  mitologia romana como uma recriação da mitologia grega. E como foi configurado e sincretismo a partir do reconhecimento de características comuns entre santos, anjos, cavaleiros, guerreiros, mártires, deuses africanos e outras entidades até serem identificados como Orixás.

Assim também é com os personagens e estórias da literatura. Com as identidades e com a história dos povos. A vida imita a arte e a arte recria a vida. Estamos em constante recriação. E a recriação precisa ser inclusiva para ser completa. Do mesmo lado, quanto mais consciência e conhecimento, melhor. Somos feitos do que idealizamos e realizamos. Nos legitimamos pela experimentação bem sucedida e pelo sucesso das ideias realizadas. Deste modo criamos, a partir do imaginário, tudo o que é real.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário