terça-feira, 16 de outubro de 2012

Janelas ao mundo


Uma das ferramentas mais utilizadas nos comunicadores instantâneos e na gravação de vídeos ganha cada vez mais suporte de softwares e plataformas de transmissão de imagem. A webcam transforma a vida privada em vida pública. Neste sentido, a cada dia são descobertas novas funções para esta ferramenta que ganha mais e mais adeptos. 

Hoje em dia percebemos o crescente uso de câmeras, principalmente nas grandes cidades, para controle da criminalidade e até mesmo para o turismo. Dos estabelecimentos comerciais, as câmeras de monitoramento foram para as ruas das cidades em todo o mundo. E hoje estão por tudo. Um exemplo de site que disponibiliza o acesso a imanges de câmeras espalhadas pelo mundo é o site www.earthcam.com.

Os comunicadores instantâneos também ganham cada vez mais usuários. Windows Live Messenger, Yahoo Messenger, Digsby, Google Talk e até mesmo as velhas salas de Chat possibilitam a transmissão de imagens e áudio em tempo real. 

Além da tecnologia streaming, que possibilita transmissão ao vivo, podemos perceber o crescimento dos canais de broadcast. A diferença entre estas duas tecnologias é que o streaming transmite o que está acontecendo na hora, enquanto o broadcast possibilita que sejam assistidos vídeos previamente gravados e disponibilizados em um playlist.

Desde o fim do ano passado o YouTube disponibiliza transmissão ao vivo via broadcast. Ou seja, é possível disponibilizar seu playlist de vídeos pra rodar ininterruptamente. Outra tecnologia que também merece destaque são as videoconferências através de programas  como o ooVoo, Skype e NetMeeting.

Com o crescimento do interesse público em disponibilizar via webcam suas privacidades e intimidades, cresce também o número de interessados em assistir ao vivo a vida de outros internautas. Milhões de big brothers conectados ao mesmo tempo em todo o mundo.

Apesar desta apresentação rápida, será possível entender melhor se experimentar espiar o que rola neste universo. Um dos sites mais utilizados no brasil neste sentido é o site www.twitcam.com.br, que apesar de ser utilizado muito para a veiculação de pornografia ainda conta com usuários(as) bem intencionados(as). Se você preferir, pode entrar também em sites internacionas neste estilo, como o site www.twitcam.livestream.com, e assistir câmeras internacionais ao vivo.  Logue agora mesmo e abra uma janela do seu mundo apra o ciberespaço

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário