domingo, 14 de outubro de 2012

Espaço Global Interativo


Diariamente a internet recebe um número cada vez maior de usuários. O crescimento do número de internautas, desde crianças a pessoas da terceira idade, é notável. Dentre os espaços virtuais um dos que mais cresce é o espaço constituído pelas Mídias Sociais. 

Os internautas têm encontrado novas funcionalidades nas Mídias Sociais a cada dia. Surgidas para criar um canal de interação entre amigos, as redes mostram-se como um espaço de discussão, interação e decisão coletiva. Opiniões e sugestões são compartilhadas formando novas opiniões e gerando novas discussões.

Neste sentido pesquisadores das ciências sociais e políticas têm percebido que as Mídias Sociais podem funcionar de forma eficiente na promoção da democracia direta e participativa. O que vêem como uma introdução ou protótipo do que chamaríamos de democracia eletrônica.

Além de ser um espaço de marketing, publicidade e comercialização de produtos e serviços, o ciberespaço também é um espaço de participação popular no controle social, na fiscalização pública do exercício dos poderes públicos e políticos.

A visibilidade e transparência proporcionada pela internet, possibilita um maior controle social dos governos por parte do povo. As relações humanas avançam ao ponto que avançam as tecnologias. Este crescimento tem sido proporcional em dupla via.

Além dos fins políticos e mercadológicos, a internet também possibilita o avanço da globalização da cultura. A cultura da web, ou cibercultura como é conhecida, torna-se cada  vez mais global. O conhecimento ganha alcances globalizados ao mesmo tempo que pode ser construído de forma coletiva, assim como compartilhado e consumido.

Assim sendo podemos perceber as vantagens de estar conectado em interação com o mundo. Apesar da aparente substituição das interações face-a-face pelas interações mediadas, podemos sentir mais vantagens do que desvantagens em todo este processo evolutivo. Apesar de tudo, este ainda é um espaço novo sobre o qual pouco sabemos e temos muito a aprender.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário