domingo, 21 de outubro de 2012

Os prossumers e a construção do conhecimento


No vídeo acima faço uma introdução sobre a importância dos prossumers na construção do conhecimento, da inteligência coletiva e da cibercultura. Os prossumers são internautas que consomem, produzem e compartilham conteúdos através de blogs, vlogs, mini blogs e outras redes sociais. A necessidade de inclusão deste tipo de internauta no mercado de trabalho e centros de pesquisa acadêmicas. Uma vez em que são multiplicadores do conhecimento.

A vantagem de investir nos prossumers é que cada prossumer traz consigo um grupo de pessoas as quais interage. Contudo precisamos prestar atenção sobre quais são as influências e idéias comercializadas em cada caso. Mais importante do que o número de seguidores que cada prossumer possui são as idéias que compartilha.

Podemos perceber o esforço por parte deste internautas em empreender e em adquirir o conhecimento muitas vezes de forma autodidata. Pessoas assim, quando recebem a oportunidade certa na hora certa, trazem consigo muitas outras pessoas multiplicando assim o progresso e o crescimento que lhes são oferecidos. Deste modo, os prossumers precisam ser identificados e inseridos na construção do desenvolvimento social. 

J.P.D.

3 comentários:

  1. O termo original, com um 's' só, 'prosumer', vêm do inglês. Uma fusão das palavras 'productor' e 'customer'. Ou seja, produtor e consumidor de conteúdo multimídia, ou 'multimedia' como diríamos em inglês.

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpa pelos vícios de linguagem. Ficou um excesso de 'Qs' em uma parte específica do vídeo... A melhor forma seria "O que elas sugerem, expõem e compartilham..."

    ResponderExcluir
  3. gostei do video, só não curti o que se fodam do final.

    ResponderExcluir