quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Criar um caminho


Muitas pessoas se perguntam constantemente qual o segredo para a felicidade. Buscam referências em exemplos de sucesso para redefinirem seus planos de metas. Espelham-se em casos de sucesso para desenvolverem seus projetos. Mas muitas vezes precisam lembrar que o principal é estar de bem consigo mesmo. 

A comparação de nosso trajeto de desenvolvimento, ou de nosso estágio atual, com a caminhada de outras pessoas pode ser dolorosa em alguns casos. E até mesmo abrir espaço para alguns erros. O importante é que tenhamos o nosso próprio projeto de vida. E criemos o nosso próprio caminho. A comparação deve existir somente entre nós e nós mesmos. Entre o nosso ontem e nosso hoje, na direção da criação do nosso amanhã. 

Precisamos lutar para realizar os nossos próprios objetivos. Pois buscar realizar os sonhos das outras pessoas, poderia fazer com que o nosso próprio caminho fosse desviado momentaneamente. Nem todos buscam as mesmas coisas. Precisamos saber o que realmente nos move. E o que realmente é importante pra nós. 

Cada um sabe o que é melhor para si. Quando nos concentramos em alcançar os objetivos que são importantes para as outras pessoas, somente pelo instinto competitivo ou pela falta de um objetivo próprio, esquecemos que precisamos criar o nosso próprio caminho. 

Deste modo o segredo da felicidade está na luta pelos nossos próprios objetivos. Evitando comparações. Aquilo que de fato nos fará felizes. Aquilo que de fato é importante para nós. Independente de termos demorado mais ou menos. Ou de termos chegado antes ou depois. O principal é curtir a caminhada.

É claro que a meta é conquistar o objetivo. Realizar o sonho. Cumprir o plano e alcançar a meta. Mas se pudermos ser felizes durante o trajeto, a concretização das metas se torna um complemento. Como fechar com chave de ouro. Como a cereja que completa o bolo.

O principal é que sigamos em frente vivos em corpo e alma. Sentindo o sol brilhar a cada manhã, testemunhando o canto dos pássaros, recebendo os desafios que nos forem apresentados e convertendo-os em crescimento. Compartilhando da companhia daqueles que são importantes pra nós sempre que for necessário. Assim é muito mais tranquilo, compensador e satisfatório.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário