quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comportamento Multitasking


Televisão no mudo, o rádio em volume médio, alguém me chama no messenger, chega um e-mail e uma mensagem de texto no celular; Toca o telefone e alguém me 'cutuca' no Facebook.  Tudo ao mesmo tempo. A cada dia é mais difícil faz uma coisa de cada vez.

É certo que alguém lendo o parágrafo anterior me diria para desligar o celular, a televisão, o rádio e sair da frente do computador. O que é impossível para quem precisa estar conectado com o mundo em tempo real. Ainda mais se você é um comunicador.

Enquanto o jornal impresso chega às bancas com boa parte das notícias desatualizadas. A internet de outro lado é extremamente atual. Tão quanto o rádio e a televisão ao vivo. O fato vira notícia em tempo real. Mas com a vantagem, dos impressos e dos programas audiovisuais gravados, de que a notícia pode ser acessada a qualquer momento.

O comportamento humano descrito no primeiro parágrafo é o que chamamos de perfil multitasking (multi tarefas)Mesmo sendo mais frequente nos jovens, é percebido em pessoas de todas as gerações. Condiz com a atitude de fazer várias coisas ao mesmo tempo. O que para alguns é um problema, para outros é a solução.

Para aqueles que precisam se concentrar de forma extrema naquilo que fazem, seja trabalho, estudo ou lazer, fazer várias coisas ao mesmo tempo poderia desviar o foco da concentração. Contudo, pessoas hiperativas e com tendência a dispersão, conseguem têm melhor desempenho quando as atividades podem ser intercaladas entre si.

Com o comportamento multitarefas, ao mesmo tempo em que percebemos uma baixa na capacidade de concentração, notamos uma facilidade em permanecer desempenhando determinadas atividades por mais tempo, uma vez que elas se tornam mais leves e prazerosas de serem realizadas.

Deste modo, empresas, escolas e outras instituições oferecem atividades alternativas entre as atividades profissionais e educativas. Que vão desde alongamentos, coffee break, intervalos para conversa, dinâmicas de grupo entre outras. Desta forma percebemos que o comportamento multitasking quando bem gerenciado pode passar de inimigo a aliado da produtividade. Contudo cada um precisa encontrar o próprio ritmo. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário