quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Perseverar . . .


A perseverança é uma qualidade percebida nos homens fortes. Geralmente a perseverança é desenvolvida quando enfrentamos adversidades e dificuldades em nossa busca. Desenvolver a perseverança requer paciência e persistência pela conquista dos objetivos. A perseverança é uma qualidade oposta à vida fácil. Geralmente é desenvolvida quando precisamos investir maiores empenhos em nossas buscas. Quando precisamos insistir nas tentativas para alcançar uma meta.

A luta pelos objetivos é algo que ocorre em dois planos. O plano material onde as conquistas são materializadas em resultados palpáveis, e o plano cósmico, espiritual ou imaginário onde os frutos colhidos muitas vezes deixam de ser percebidos, apesar de serem muito maiores.

Derrotas e vitórias, perdas e ganhos, erros e acertos... fazem parte de nossa trajetória. Assim como o bem e o mal, que vive em cada um, estes pontos positivos e negativos coexistem. Contudo nenhuma derrota ou vitória é totalmente definitiva se a luta continua. Pois enquanto seguem rolando os dados, a qualquer hora podemos virar o jogo. 

Contudo há perdas que vêm pro bem. Muitas vezes nos fazem valorizar mais os ganhos. Nos impulsionam a desenvolver mais a arte do bom combate para que enfim a conquista seja obtida. De outro lado, há derrotas que surgem como ganhos. E vice versa. De algum modo há quem diga que aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos.

Por bem ou por mal precisamos aprender com o caminho. O principal é curtir a caminhada. Ter um norte, saber onde estamos indo, é sem dúvida nenhuma o mais  importante. Mas deixar pra ser feliz somente no ponto de chegada pode ser um erro crucial. Quando se tem um objetivo, e alguma dificuldade em alcançá-lo, só é sábio insistir na busca se a caminhada nos fizer bem. 

De algum modo são inúmeros exemplos de superação que poderíamos citar. Os obstáculos e as adversidades são ao certo mestres dos homens. E valem a pena quando conseguimos aprender algo com tais experiências. De outro lado a luta que desgasta ou entristece deve ser deixada de lado. Mas a luta que engrandece e impulsiona ao desenvolvimento deve ser investida. Isto tudo independente dos resultados. Pois muitas vezes o prêmio maior está na caminhada.

Se temos um norte, temos objetivos e sabemos o que queremos, então nossa vida tem sentido. E quando uma empreitada nos ensina algo, isto que dizer que devemos seguir a busca. Quando a aprendizagem com as derrotas se traduz na maior conquista, insistir na luta é a melhor opção. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário